Desemprego em fevereiro é o menor para o mês desde 2003, diz IBGE

A taxa de desemprego de fevereiro subiu para 5,7%, ante variação de 5,5% em janeiro, segundo dados da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgados nesta quinta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mesmo com a leve alta, a taxa é a menor para o mês em 10 anos, segundo a série histórica, apurada desde março de 2002. A mínima havia sido registrada em fevereiro de 2011 (6,4%).

Rendimento bate recorde no Brasil e em São Paulo, segundo IBGE
Prévia da inflação oficial, IPCA-15 desacelera em fevereiro, diz IBGE

“Apesar do aumento, ainda que não significativo, de 0,2 ponto percentual da taxa de desocupação, percebemos uma tendência favorável no mercado de trabalho no ano. Se observarmos o aumento dos trabalhadores com carteira assinada e o rendimento, vemos uma melhora gradativa da qualidade do emprego no Brasil”, afirmou Cimar Azeredo, gerente de Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

A população desocupada era de 1,4 milhão de pessoas, número considerado estável na relação com janeiro (1,3 milhão). Quando comparada com fevereiro do ano passado, foi verificado uma redução de 8,6% (menos 130 mil pessoas).

A população ocupada no mês era de 22,6 milhões e não variou frente ao mês de janeiro. No confronto com fevereiro de 2011, verificou-se aumento de 1,9%, o que representou elevação de 428 mil ocupados no intervalo de 12 meses.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado foi de 11,2 milhões, estável em relação a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2011, houve uma elevação de 5,4%, o que representou um adicional de 578 mil postos de trabalho com carteira assinada em um ano.

RENDIMENTO

O rendimento médio real dos ocupados (descontada a inflação) atingiu o nível mais alto da série histórica, com remuneração de R$ 1.699,70, subiu 1,2% em comparação com janeiro. Frente a fevereiro do ano passado, o poder de compra dos ocupados cresceu 4,4%.

A massa de rendimento real dos ocupados foi de R$ 38,7 bilhões, crescendo 1,6% em relação a janeiro. Em comparação com fevereiro de 2011, a massa cresceu 5,8%.

LUCAS VETTORAZZO
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1065487-desemprego-em-fevereiro-e-o-menor-para-o-mes-desde-2003-diz-ibge.shtml

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.